Apoio Social

Apoio Social

Atendimento Psicossocial

O programa de atendimento psico-social no ISPTEC visa atender com profissionalismo e afinco as situações que interferem negativamente no desempenho profissional e/ou académico dos colaboradores e estudantes, promovendo comportamentos e atitudes que ajudam criar um ambiente organizacional que estimule a boa integração respeitando as diferenças culturais, socias, e de outras naturezas.

Por via de diálogo, os estudantes fazem a marcação a fim de ser atendido por um técnico formado na área de Ciências Sociais e juntos irão buscar respostas de acordo com as necessidades ou situações apresentadas promovendo a igualdade e oportunidade para toda da comunidade académica.

Programa de Residência Estudantil

O Programa de Residência Estudantil é uma iniciativa social que identifica carências que interferem significativamente no desempenho académico dos estudantes, cinge-se com a habitação, ou seja, a necessidade de residir num ambiente que permita ao estudante manter uma vida académica activa, tranquila e motivadora para atender as demandas decorrentes da sua formação.

O Departamento do Acção Social se propõe a identificar e negociar com proprietários, das residências localizadas próximas do Instituto para acolher os estudantes provenientes de outras províncias, bem como, aqueles que mesmo a residirem em Luanda habitam em zonas distantes ou em ambientes que não ofereçam boas condições para a sua formação académica. As residências são partilhados com vários estudantes e os mesmos são responsáveis pela renda mensal e despesas colectivas.

Actualmente o programa de residência estudantil esta à efectuar acompanhamento a trinta e dois (32) estudantes que estão a habitar em seis (6) residências nas proximidades da instituição.

Projecto Voluntariado/ NIHIL DIFFICILI

A resolução dos complexos problemas sociais que as famílias angolanas e a sociedade no seu todo enfrentam, tais como a exclusão social, assimetrias e contingências económicas, absentismo, consumo de substâncias tóxicas, poluição atmosférica e desarborização, alcoolismo, e outros, requerem a participação de vários actores.

O ISPTEC no quadro da sua Responsabilidade Social e Ambiental, procura formar seres humanos éticos e solidários com os problemas que a sociedade enfrenta um dos passos para ser reconhecido como a Instituição de Referência em Angola nas próximas duas décadas. É com esta visão que o Projecto de Voluntariado designado Nihil Difficili – “Nada é Difícil”.

Dentro do projecto Nihil Difficili realizamos três grandes campanhas anualmente, designadamente:

chevron_right Dia das boas acções – Dia 7 de Abril;

chevron_right Aniversário solidário – Dia 5 de Agosto;

chevron_right Dia do Voluntariado – Dia 5 de Dezembro

Refeitório e Cafetaria

O instituto dispõem de uma cafetaria e um refeitório que atende toda comunidade académica. Estes espaços visam oferecer três refeições diariamente com preços acessíveis para os membros da comunidade académica, das 07H00 às 20H00.

O Departamento de Acção Social faz o acompanhamento destes espaços sociais com o propósito de assegurar a qualidade dos serviços e consequentemente o conforto dos utentes.