ISPTEC ACOLHE O ACTO OFICIAL DO LANÇAMENTO DA REVISTA CIENTÍFICA ANGOLAN MINERAL, OIL AND GAS JOURNAL (AMOGJI)

IMAGENS

4

Assunto: ISPTEC Acolhe o Acto Oficial do Lançamento da Revista Científica Angolan, Oil and Gas Journal (AMOGJ)

O Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências – (ISPTEC) e a Universidade Católica de Angola – (UCAN), no âmbito do protocolo de cooperação existente entre as duas instituições, realizaram na passada sexta-feira às 10h30 no edifício do auditório principal do ISPTEC, o acto formal do lançamento da revista científica intitulada Angolan Mineral, Oil And Gas Journal – (AMOGJ).

O evento contou com a presença de Sua Excelência Senhor Ministro dos Recursos Minerais Petróleo e Gás, Diamantino Pedro Azevedo, dos Administradores Executivos da Sonangol, EP., Osvaldo Macaia e Baltazar Miguel, do Director-Geral do ISPTEC Marcílio dos Santos, do Secretário-Geral da UCAN Laurindo Viagem em representação do Magnifico Reitor da UCAN, para além dos distintos convidados das Instituições de ensino superior, docentes, estudantes e parceiros do ISPTEC.

O Director-Geral do ISPTEC na qualidade de anfitrião deu boas vindas aos presentes e fez um breve discurso de abertura, tendo afirmado que as revistas científicas geralmente encontram a sua aplicabilidade no processo da disseminação da cultura de investigação científica, nos processos de inovação, no desenvolvimento de soluções tecnológicas assim como na partilha do conhecimento.

Neste sentido, AMOGJ surge como uma das ferramentas estratégicas para apoiar o sector extrativo nacional e internacional, no contexto em que a sustentabilidade económica de muitos países e em particular o nosso ainda é dependente das receitas do sector petrolífero e mineiro. Realçou a necessidade extrema dos sectores petrolífero e mineiro serem acompanhados pelo desenvolvimento científico e tecnológico produzido pela comunidade académica local e não só.

Afirmou ainda que a revista vem dar apoio aos cientistas, engenheiros nacionais e internacionais, servindo como uma plataforma para a divulgação do avanço tecnológico dos sectores petrolífero e mineiro, ajudar os processos e minimizar as dificuldades que às empresas enfrentam que devem ser resolvidas dentro das instituições de ensino e centro de investigação científica. Contudo, referiu que a revista poderá facilitar e melhorar às tecnologias existentes, aprimorar processos de exploração e produção, assim como permitir a divulgação de inovação do sector bem como na partilha de know how.

Por seu turno, o Senhor Secretário Geral da UCAN, enalteceu os protagonistas da revista, os professores que estiveram na base do surgimento desta obra, disse igualmente que a revista é o resultado da cooperação entre as duas instituições. Realçou o facto de a revista estar a responder as dimensões de todas universidades do mundo, desde a sua origem que são o ensino, a investigação e a extensão. Tendo destacado que não é possível entender o ensino sem a investigação e a investigação só tem sentido se consegue transferir o resultado à Sociedade. Reforçou ainda sobre a necessidade de se fazer alianças entre as instituições, para se ultrapassar os obstáculos e produzir resultados para o bem do país.

Dando seguimento a cerimonia, o Eng. Tomaso de Pipo, editor chefe da revista fez a apresentação da revista afirmando que a revista nasce essencialmente para impulsionar a investigação científica, a disseminação do conhecimento. A revista foi criada com uma visão internacional, apresenta já resultados positivos com um factor de Impacto de 0,725, é escrita totalmente na língua Inglesa; a mesma pode ser lida no website www.amogj.com ou através do link https://www.amogj.com/index.php/home. Os Professores Dr. António André Chivanga Barros do ISPTEC e Eng. Tomaso de Pippo da UCAN, são os criadores e editores chefes da referida revista.

O evento foi encerrado pelo Senhor Ministro dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás Diamantino Pedro Azevedo, que considerou o evento de grande importância, tendo felicitado os responsáveis pela iniciativa e recomendou a necessidade de se alimentar a revista que foi fundada; o que pressupõem a existência de trabalho de investigação científica, tanto básica como aplicada de qualidade.

O governante informou que no país existe, essencialmente no sector de recursos minerais e hidrocarbonetos, condições de infraestruturas técnicas, tecnológicas e humanas para a realização da investigação científica tais como: A existência de Laboratórios nas Instituições de ensino, na Sonangol, no Instituto Geológico de Angola – IGA e tantas outras potencialidades e iniciativas em curso.

Fez referência da existência do capital humano com formação em licenciaturas, mestrados, doutoramentos e com experiência no ramo das geociências. Por outro lado, afirmou que existe potencial geológico interessante e uma indústria petrolífera pujante, assim como a indústria dos outros minerais sólidos, que embora num estado inicial, com execpcão dos diamantes, possui um potencial enorme em vários minerais em que possam ser efectuados a investigação científica.

No final do evento, o Senhor Ministro manifestou a disponibilidade em garantir o apoio ao nível institucional do sector dos Recursos Minerais, Petróleos e Gás, a projectos de investigação científica que venha enfrentar algum ponto crítico.

Luanda, aos 10 de Outubro de 2020.

Assessoria de Comunicação e Imagem-ACI

Veja também

Técnicos do Sector de Recursos Minerais, Petróleo e Gás participam de Curso d...

Assunto: Técnicos do Sector de Recursos Minerais, Petróleo e Gás participam de Curso de Capacita...

Ler mais

12/04/2024

PROFESSORA DO ISPTEC LAUREADA COM O PRÉMIO SIRIUS...

Assunto: Professora do ISPTEC laureada com o prémio Sirius A professora do ISPTEC Doutora Teresa...

Ler mais

11/04/2024

ISPTEC INSTITUIÇÃO PARCEIRA DO WORLD ECONOMIC FORUM PARA ANGOLA...

Assunto: ISPTEC Instituição Parceira do World Economic Forum para Angola World Economic Forum ...

Ler mais

10/04/2024

AZULE ENERGY Realiza Lançamento de Programa de Estágio no ISPTEC...

Assunto: AZULE ENERGY Realiza Lançamento de Programa de Estágio no ISPTEC A Empresa Azule Energ...

Ler mais

02/04/2024

ESTUDANTES DO ISPTEC VENCEM PRÉMIO ARC DE PROMOÇÃO DA CONCORRÊNCIA ...

Assunto: Estudantes do ISPTEC Vencem Prémio ARC de Promoção da Concorrência Os estudantes f...

Ler mais

22/03/2024

PROFESSORA DO ISPTEC CONVIDADA COMO PRELECTORA NA CONFERÊNCIA DA GEM NOS EUA ...

Assunto: Professora do ISPTEC convidada como prelectora na conferência da GEM nos EUA A Doutor...

Ler mais

15/03/2024

DE REGRESSO ESTUDANTES DO ISPTEC QUE REPRESENTARAM ANGOLA NO ACPC ...

Assunto: De Regresso Estudantes do ISPTEC que Representaram Angola no ACPC A equipa do ISPTEC ...

Ler mais

14/03/2024