DOUTORANDO DO ISPTEC PUBLICA ESTUDO CIENTÍFICO DE RECUPERAÇÃO DE RESERVATÓRIOS PETROLÍFERO EM ANGOLA
2017-06-30
 
#

Geraldo A. R. Ramos, doutorando do Programa de Desenvolvimento Docente do Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC), afecto ao Departamento de Tecnologias e Ciências frequenta o Programa de Doutoramento da Universidade de Aberdeen no Reino Unido.

 

Autor de várias publicações onde destacamos os livros sobre Aplicacao de VBA nos fundamentos da indústria de petroleos, indústria do Gas Natural – Fundamentos e Remoção da Água e Optimização do Desempenho do Reservatorio de Hunton, publicou no passado dia 22 de Junho, na revista Energies, um artigo científico sobre a recuperação terciária de reservatórios petrolífero em Angola, intitulado Analysis and Neuro-Fuzzy Technique for EOR Screening: Application in Angolan Oilfields.

 

O artigo conjunto publicado mostra que o resultado da técnica de simulação de inteligência artificial (AI) baseado em neuro-fuzzy (NF) aplicada na investigação mostra que no bloco investigado os polímeros, hidrocarboneto gasoso e combustão são técnicas convenientes de recuperação de reservatórios petrolíferos em Angola. Os estudos continuam na investigação de outros blocos aplicando a mesma técnica cujos resultados serão testados e validados em experimentos laboratoriais no laboratório de multi-uso (multipurpose EOR rig) desenhado e que está a ser construído pelo estudante na Universidade de Aberdeen.

 

Para ver o artigo, por favor consulte os links abaixo:

 

Abstract: http://www.mdpi.com/1996-1073/10/7/837/

 

HTML Version: http://www.mdpi.com/1996-1073/10/7/837/html

 

PDF Version: http://www.mdpi.com/1996-1073/10/7/837/pdf

 

Manuscript: http://www.mdpi.com/1996-1073/10/7/837/manuscript (available to authors after login)