Histórico
 

O ISPTEC nasce em Fevereiro de 2005, com o inicío do projecto da construção das instalações da Universidade de Tecnologias e Ciências (UTEC) como iniciativa da Sonangol, de criar uma universidade com qualidade nos seus processos académicos, pedagógicos e administrativos. Houve avanço na construção das instalações físicas, destacando-se os edifícios administrativos, de ensino, laboratórios e um complexo desportivo.

 

Em Março de 2008, foi criada a PDA – Pessoas, Desenvolvimento e Associados como promotora do Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC) com a responsabilidade de garantir o desenvolvimento integral da instituição e assegurar o seu financiamento.

 

A 5 de Agosto de 2011, considerando as duas áreas de saber a implementar ao invés de quatro para preencher os requisitos previsto na legislação para criação de uma Universidade, o Conselho de Ministros aprovou, através do Decreto Executivo 111/11, a criação do Instituto Superior Politécnico de Tecnologia e Ciências (ISPTEC).

 

Em Marco de 2012, iniciaram as actividades académicas no ISPTEC com a oferta de seis cursos de Engenharia (Mecânica, Civil, Eletrotécnica, Informática, Química e Produção Industrial) e dois cursos das áreas das Ciências Sociais Aplicadas (Economia e Gestão). As actividades de ensino funcionam nos turnos da manhã, tarde e noite.