Guia para a Elaboração de Projectos de Investigação Científica
2015-08-11
 

 

Guia para a Elaboração de Projectos de Investigação Científica

 

A procura de conhecimento é intrínseco aos seres humanos, mas por vezes a transmissão das ideias pode não ser bem compreendida. As ideias têm de ser transmitidas de forma clara, para que possam ser devidamente desenvolvidas e maturadas de modo a se transformarem em projectos exequíveis. É incontroverso admitir que a execução bem sucedida de projectos, desde os mais elementares aos mais complexos, contribui inequivocamente para o incremento do conhecimento.

 

 

As candidaturas a Projectos de Investigação Científica integram o conjunto das actividades desenvolvidas por todos os Professores Universitários e, na verdade, não existe um modelo universal para a estruturação e apresentação de projectos científicos. De um modo geral, um Projecto de Investigação Científica deve ser escrito de forma suficientemente convincente para despoletar o interesse de um potencial financiador ou avaliador. Estes intervenientes, deverão ser convencidos que a ideia ou a área temática que originou a escrita do projecto é consistente, inovadora e tem potencial de exploração. Neste contexto, a proposta deve não só explicitar claramente os seus vectores de diferenciação face ao Estado-da-Arte vigente, mas também enfatizar os principais objectivos a alcançar, os impactos expectáveis, como por exemplo as aplicações específicas da tecnologia no mercado, e as estratégias adoptadas para promover a sua implementação.

 

 

Nesta fase, o documento ora apresentado tem como principal objectivo funcionar como um “instrumento” de apoio à estruturação e escrita de Projectos de Investigação Científica a serem submetidos e eventualmente executados por docentes/investigadores do Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC). O documento não pretende, de modo algum, ser rígido e por conseguinte é passível de ser sujeito a um elenco de alterações que contribuam para o seu processo de optimização. Com efeito, importa referir que em alguns organismos públicos e/ou privados, podem existir estruturas e metodologias diferentes para a apresentação de Projectos de Investigação Científica. Neste contexto, o actual documento pretende apenas ser de carácter informativo.

 

Guia para a Elaboração de Projectos de Investigação Científica