Extensão » Programa Proacção
 

PROGRAMA PROACÇÃO

 

1. APRESENTAÇÃO:

 

O programa ProAcção é um projecto de extensão universitária de iniciativa social e visa estimular o desenvolvimento social e o espírito crítico dos estudantes, bem como a actuação profissional, pautada pela cidadania e educação superior, a partir da realização de actividades técnico-profissionais específicas, enquanto estudantes do Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC).

 

A participação no Programa ProAcção preceitua a dedicação de 20 (vinte) horas semanais do estudante, no período contrário ao das aulas, a actividades específicas da área em que está inserido. O horário de actividades do estudante beneficiário do Programa ProAcção não poderá, em hipótese alguma, prejudicar as suas obrigações académicas.

 

O estudante vinculado ao Programa ProAcção pela atribuição de uma vaga beneficia de uma Bolsa de Estudo Interna, que contempla os custos relacionado com a propina, e também de um subsídio.

 

2. OBJECTIVOS:

 

a) Proporcionar aos estudantes o primeiro contacto com o mundo do trabalho, como oportunidade de capacitação para o desenvolvimento de atitudes e habilidades fundamentais ao exercício profissional, em qualquer área de actuação futura;

 

b) Desenvolver nos jovens perspectivas de vida, focadas nos valores do trabalho e dedicação;

 

c) Incutir no estudante a importância de actividades profissionais, no percurso da formação académica;

 

d) Institucionalizar a prática de actividades que incentivem a formação cívica e o exercício da cidadania;

 

e) Construir habilidades técnico-profissionais.

 

3. ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS:

 

Na primeira convocatória do programa, definida no Edital No 7/2013, em vigor durante o ano lectivo 2013, compareceram 46 candidatos dos quais foram seleccionados, a partir de entrevistas individuais e análise do curriculum vitae, 27 estudantes.

 

A coordenação do programa oferece periodicamente formação para os estudantes vinculados em temas e áreas que enriquecem o seu desempenho pessoal. São também realizadas reuniões de acompanhamento e encontros com os responsáveis das áreas para identificar acções de melhoria dos integrantes e do programa em geral.

 

Os estudantes vinculados ao programa estão inseridos nas seguintes áreas:

 

• Biblioteca;

 

• Centro de Ensino de Línguas;

 

• Comunicação e Imagem;

 

• Departamento de Aprovisionamento e Apoio;

 

• Departamento de Tecnologias de Informação;

 

• Laboratório de Informática;

 

• Reprografia;

 

• Recursos Humanos.

 

O programa prevê uma convocatória anual a ser lançada no fim de cada ano lectivo para balancear o trabalho desenvolvido no âmbito deste programa; proporcionar a partilha de experiências entre os participantes no intuito de analisar os aspectos positivos e os que podem ser submetidos a melhoria e auferir o cumprimento dos objectivos pré-estabelecidos.

 
 
« Voltar