Extensão » Centro de Gestão de Estágios
 

CENTRO DE GESTÃO DE ESTÁGIOS E ARTICULAÇÃO COM AS ORGANIZAÇÕES

 

1. APRESENTAÇÃO:

 

O Instituto Superior Politécnico de Tecnologias e Ciências (ISPTEC) instituiu o Centro de Gestão de Estágios e Articulação com as Organizações como espaço de ligação entre o Instituto e as empresas interessadas em recepcionar alunos regularmente matriculados nos cursos de licenciatura ministrados na instituição.

 

O Centro de Gestão de Estágios e Articulação com as Organizações do ISPTEC tem a responsabilidade de supervisionar os estagiários com a incumbência de orientar e acompanhar o seu desenvolvimento e realizar procedimentos de adaptação das condições da sua execução. Compete ao Centro a identificação de possíveis parceiros empresariais, o acompanhamento e a supervisão das visitas técnicas guiadas às Instituições e Empresas em sintonia com as Coordenações de Cursos.

 

O Programa de Estágio não Obrigatório e de Visitas Técnicas Guiadas é um instrumento de integração, treinamento prático, de aperfeiçoamento técnico-científico e de relacionamento humano, que visa configurar-se para o estudante como um complemento do ensino e da aprendizagem proporcionando-lhe experiência no mundo do trabalho.

 

As actividades relacionadas com o estágio não obrigatório serão realizadas, preferencialmente, durante o recesso escolar e deve constituir-se numa estratégia de integração dos estudantes do ISPTEC no campo de formação profissional. As visitas técnicas guiadas realizar-se-ão durante o período lectivo em correspondência com os objectivos do ano académico em curso e com os conteúdos curriculares do curso.

 

2. OBJECTIVOS:

 

A gestão de estágios e a articulação com as organizações permitirão ao estudante pôr em prática os conhecimentos académicos, para uma melhor capacitação técnico-profissional, orientados pelos seguintes objectivos:

 

• Interagir criativamente face aos diferentes contextos técnicos e produtivos;

 

• Propiciar ao estudante uma visão real do mundo do trabalho;

 

• Exercitar as habilidades de análise, observação e crítica;

 

• Interagir com os diferentes profissionais da área, com vista a ampliar e aprofundar o conhecimento profissional.

 

3. ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS:

 

Desde a data em que entrou em funcionamento, o Centro de Gestão de Estágios e Articulação com as Organizações do ISPTEC tem organizado e desenvolvido três estágios não obrigatórios na empresa Siemens para estudantes dos cursos de Economia e Eléctrica. Foram também articuladas três visitas técnicas guiadas para os alunos dos cursos de Engenharias nas empresas: Total, com a participação de quinze estudantes; Shulumberger, com vinte, e Refinaria de Luanda, onde participaram quinze.

 

O Centro, em coordenação com a área de Relações Institucionais do ISPTEC, tem realizado também visitas às Instituições de Ensino Médio Politécnico do país, totalizando já vinte e quatro (24), com o objectivo de dar a conhecer a instituição e avaliar as possibilidades de estabelecimento de parcerias. Dentre as instituições visitadas destacam-se:

 

– Instituto Médio Politécnico e o Instituto Nacional de Petróleos (INP), no SUMBE;

 

– Instituto Médio Politécnico de Cabinda e o Instituto Médio Politécnico do Chiaze, em Cabinda;

 

– Instituto Médio Politécnico do Huambo;

 

– Instituto Médio Politécnico da Humpata e a Escola das Madres, no Lubango/Huila;

 

– Instituto Médio Politécnico do Caxito e ESCOLA EIFFEL, em Caxito /Bengo;

 

– Instituto Médio Politécnico Pascoal Luvualu, no Namibe;

 

– Instituto Médio Politécnico de Benguela e Instituto Médio Politécnico de Lobito, em Benguela;

 

– Escola Eiffel de Onjiva/Cunene.

 

Na província de Luanda:

 

– IMIL;

 

– Alda Lara;

 

– PUNIV Ingombotas;

 

– Instituto Politécnico do Sambizanga;

 

– Instituto Politécnico de Kilamba Kiaxi;

 
 
« Voltar